sábado, fevereiro 23, 2008

Texto antigo


Este texto foi usado neste blog antes de eu tê-lo abandonado e "limpado" tudo que nele havia. Guardei aqueles que gostei.

Texto que responde de onde veio esse nome extraño Criftz..

Segunda-feira, Fevereiro 05, 2007

Am(FR)igo


Há amigos que não mereciam a denominação de amigos. Não pelo fato de serem considerados inferiores, pelo contrário. São detentores de um grau maior de amizade. Na realidade existem poucos dessa espécie. Esse amigo merecia ter um outro substantivo que melhor o identificasse. As pessoas costumam chamar de "Melhor amigo", mesmo assim estão incluindo-o em um grupo específico, sendo ele o melhor deste grupo.
Para indivíduos que despontam amor de "espécie" conjugal existem designações que identificam com clareza uma certa hierarquia: o/a paquera, o/a namorado/a, noivo/a, e finalmente marido/esposa.
Poderia eu, no ápice da minha tola e engenhosa loucura criar agora uma denominação bizarra e jamais usada, como... Criftzogo. Pronto!!! abortei isso agora, no feminino Criftzoga. agora é só patentear este pobre novo substantivo, feio como ele só. Talvez em outras civilizações desconhecidas exista coisa parecida. Pra tornar um substantivo "corriqueiro" precisaríamos de séculos, fora a variação sintática, morfológica que sofrerá ao longo dos anos (será q falei bestice? Nunca entendi muito de gramática nem de matemática e nem de nada que termine com ática). Mas às vezes amigo também é usado como adjetivo, como em "cachorro amigo". Ihh! acho que já estou fugindo violentamente da idéia principal (existe fuga violenta? que eu saiba.. deixa prá lá).
Onde eu estava?
Ah, tá. Pra poupar então todo esse trabalho crucial de criar e implantar na linguagem um novo substantivo, façamos uso então de apelidos carinhosos (alguns nem tanto) que recebemos ao longo da amizade. Pego como exemplo: FRIGO, um entre tantos apelidos que ganhei de minha Criftzoga (pelo menos neste texto poderei usar). Frigo é um bom substantivo e ainda tem "igo" como sufixo parecido com o de amigo. Todas as pessoas precisariam ter um Frigo ou Friga em suas vidas.
Frigo(a):
do Lat. Fricu
s. m.,
o que quer bem;
adj.,
favorável;
partidário;
aliado;
afeiçoado;
que tem amizade. pessoa de estimável valor que entende e se faz entender através de poesia viva ou escrita ou declamada em música, em lágrimas, em olhares enigmáticos ou outras variações da linguagem poética e as vezes nem tão poéticas, ou melhor, nem um pouco poéticas, mas de simplicidade infinita, que a torna superior e de inesgotável estima.

*foto (de Johnny Frigo) retirada do site: www.johnnyfrigo.com/gallery_pressphotos.htm

Um comentário:

Sarah M. disse...

amulhe,frigorífero.Del fundo del core.