sábado, junho 29, 2013

Série: A Origem dos Nomes de cidades (com um leve fundo de verdade)

Mossoró

Lampião e seus cangaceiros chegaram a uma pequena cidade, que hoje é conhecida como Mossoró. Sabendo do crescimento do comércio e da indústria local, Lampião resolveu invadir a cidade com seus jagunços, ameaçando os moradores. Iria devastar o local se não lhe fosse paga a quantia de 400 réis.
Imediatamente os moradores entraram em desespero, houve um grande êxodo, alguns se espalharam pela cidade, mas a maioria resolveu se esconder no cemitério, que era o lugar menos provável do ataque, já que todos lá já estavam mortos.
O bando de Lampião também se dividiu, um grupo atacou a prefeitura, outro foi para a estação ferroviária para impedir os que tentavam fugir da cidade e o terceiro liderado por um dos cangaceiros mais medrososos, que se fazia de valente, dizendo que iria matar os que tentassem ressuscitar.
ao chegar com seu bando viu aquela multidão e pensou: Êta lasquera cheguei tarde. Com medo resolveu avisar lampião que todas as pessoas que eles haviam matado resolveram organizar uma ressurreição coletiva, mais ou menos o contrário de um genocídio.
 Então neste dia o grupo de Lampião recuou, sendo a única vez em que foram derrotados. A partir deste dia o cangaceiro abandonou o grupo de Lampião. Todos perguntavam ao jagunço redimido  como tudo começou naquele dia. O jagunço medroso falava - Quando fui matar um disgramado, o Moço orô de joelhos e imediatamente todos os mortos reviveram. O "moço orô", e essa história foi passando de geração em geração e hoje a cidade é conhecida como Mossoró ou o Moço que orou.


Nenhum comentário: